Esta série de artigos sobre Metodologia XP de desenvolvimento de software é uma versão compacta do trabalho de conclusão de curso (TCC) na qual o título original da monografia em que foi:
O USO DA METODOLOGIA XP NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E OS IMPACTOS NA GESTÃO DE RISCOS
Finalizamos hoje a série de artigos sobre o assunto com as conclusões, as referências bibliográficas e o download completo da monografia.
Sumário do artigo “Metodologia XP”:
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – A crise do software
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Qualidade de software
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Modelos tradicionais
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Desenvolvimento Ágil
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Breve histórico da XP
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Valores da XP
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Boas Práticas da XP (parte1)
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Boas Práticas da XP (parte 2)
- Metodologia XP (eXtreme Programming) – Comparativos entre as metodologias
Conclusões
Extreme Programming é uma metodologia que busca reduzir ou mesmo sanar problemas de atrasos no cronograma, retrabalhos no projeto e desperdícios de tempo e dinheiro nos processos de desenvolvimento. Para isso, a XP utiliza-se de uma série de práticas que auxiliam as equipes de desenvolvimento a trabalhar de maneira mais eficiente. Um dos fatores que tornam a XP eficiente é a integração constante entre cliente e desenvolvedores, isso favorece para que as necessidades do cliente sejam rapidamente compreendidas e em seguida implementadas. A programação em par também é um diferencial da metodologia XP no requisito treinamento, enquanto que no desenvolvimento tradicional a falta de treinamento influencia diretamente no prazo de um projeto, na metodologia XP um dos integrantes da dupla vai sendo treinado ao longo do desenvolvimento de maneira transparente para o projeto.
Por se tratar de uma metodologia relativamente nova que contraria muitos paradigmas do desenvolvimento tradicional, ainda há um preconceito com a metodologia e a dúvida sobre a eficácia da sua utilização. Mas, percebe ao longo deste trabalho que existe grande chance nos próximos anos da metodologia XP vir a ser bastante utilizada. E que, como em qualquer outra metodologia, ela possui pontos fracos, mas se utilizada da forma correta, a combinação dos valores e boas práticas criam as condições necessárias para que uma equipe de desenvolvimento obtenha sucesso em seus projetos.