O psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels criou em 1890 uma teoria originalmente chamada de Gestaltpsychologie, que mais tarde foi estudada e aprofundada pelos alemães e passou a ser conhecida como as Leis da Gestalt. A palavra Gestalt é um termo que não há uma tradução específica, mas pode ser entendida como forma, aparência ou figura.
A teoria consiste nas observações sobre o fenômeno da percepção visual, que considera que fatores como equilíbrio, clareza e harmonia das formas que vemos, contribuem para a melhor estruturação dessas imagens em nosso cérebro, por atenderem a padrões de organização desenvolvidos pelo sistema nervoso. Podemos citar aqui que a frase “o todo é maior que a som das partes”, que como veremos mais adiante, exemplifica muito bem a teoria.
As Leis da Gestalt são utilizadas com muita frequência em várias áreas do conhecimento humano como arquitetura, moda e arte. Mas, as áreas que vem ganhando destaque nesta ciência são as áreas de design gráfico e web design, pois os princípios básicos da Gestalt podem influenciar diretamente na criação do design, ajudando as pessoas a assimilarem informações e entenderem melhor as mensagens que são passadas.
As principais Leis da Gestalt são:
- Proximidade;
- Semelhança;
- Continuidade;
- Fechamento;
- Experiência.
A Lei da Proximidade diz que elementos que estão próximos uns dos outros se agrupam entre si e são percebidos como uma única unidade.
A Lei da Semelhança diz que objetos semelhantes tendem a se agrupar, podendo essa semelhança ser na cor, forma ou tamanho.
A Lei da Continuidade diz respeito ao alinhamento de elementos que produzem um conjunto harmônico e passam a impressão de que os elementos estão relacionados.
A Lei do Fechamento diz que nossa mente interpreta um objeto completo simplesmente se os elementos parecerem se agrupar.
A Lei da Experiência diz que nossa experiência passada favorece a compreensão e associação de objetos incompletos, desde que nossa consciência tenha conhecimento de sua existência.