Minhas impressões sobre o Expon 2011

Quando soube pela primeira vez do evento de tecnologia chamado Expon, senti uma imensa vontade de fazer a inscrição na mesma hora. No entanto, percebi logo em seguida que seria pouco provável ter condições de participar, tanto por motivos financeiros como por disponibilidade de tempo. Felizmente, o mundo dá voltas e quando menos esperamos, os ventos sopram a nosso favor trazendo as oportunidades que tanto queremos, bastando apenas o esforço de pegá-las e agarrá-las com todas as nossas forças. Foi mais ou menos assim que aconteceu comigo com relação à minha participação no evento, no entanto, os detalhes sobre minha ida não vem ao caso, e sim o que de melhor tirei dessa experiência de participar de um grande evento como o Expon.

Expon 2011 – Novas experiências em marketing digital

Organizado pelas empresas AO5, .CSS Mix, SearchCast, MestreSEO e underDOGS, o ExpOn aconteceu nos dias 21 e 22 de Julho de 2011 no Teatro Frei Caneca na capital São Paulo. Reunindo renomados profissionais nacionais e internacionais que trabalham em empresas como Google, SEOMoz, WebTrends, MajesticSEO, Privalia, Globo.com e muitas outras, o evento foi um dos maiores já realizados no Brasil sobre de SEO, Links Patrocinados e Social Media.

Minha experiência nessa área web se restringe apenas às minhas atividades nas horas vagas com meus blogs (Hiperbytes e Neurônio 2.0) e por consequência, não tenho um know how como a maioria dos profissionais que ali estavam. Mesmo assim, acredito ter absorvido muito do que os palestrantes quiseram passar e o que não compreendi, está anotado para pesquisar em breve sobre o assunto.

O time de palestrante era formado por profissionais renomados no mercado e na mídia web. Alguns deles, como por exemplo, o Paulo Faustino, Gustavo Guanabara e Fábio Ricotta, eu já conhecia e acompanho há algum tempo o trabalho deles através dos blogs e do Twitter. Por serem “celebridades web”, eu imaginava que nem conseguiria chegar perto deles, mas muito pelo contrário, todos eles foram muito solícitos depois da palestra com os participantes e consegui me aproximar tempo o suficiente para um aperto de mão e para tirar uma foto com cada um deles.

Só não aproveitei ainda mais o evento porque não havia como estar em dois lugares ao mesmo tempo para assistir a todas as palestras, mas mesmo assim, valeu a pena cada centavo investido para usufruir dos conhecimentos dos palestrantes. Além disso, a organização do evento está de parabéns, pois os horários foram cumpridos, o ambiente estava confortável e o coffee-break estava ótimo. Nota 10!




Atualizado [30/07/2011] – Conforme Roberto Toshio mencionou no comentário deste post, fica aqui os meus parabéns à equipe da RH Promo e da UnderDogs pela excelente organização durante todo o evento da ExpOn.

O objetivo desse artigo não era escrever uma resenha de tudo o que ocorreu na Expon 2011, mas sim passar uma vaga ideia de como foi o evento e deixar um resumo das melhores palestras que tive a oportunidade de assistir. Recomendo a todos para participarem na próxima edição por que no que depender de mim, estarei lá com certeza.

 

PALESTRAS

Técnicas de monetização

Palestra: Ténicas de monetização
Palestra: Ténicas de monetização

Com o objetivo de debater sobre Adsense, programas de afiliados e outras formas de monetização, esse primeiro painel teve com moderador Mauricio Zane da Social360 e participaram dele Raphael Mendes, Jhonny Jessé e Paulo Faustino. Cada um apresentou seus cases de sucesso, suas opiniões sobre os melhores programas de monetização e as táticas que utilizam em seus projetos.

 

A teoria da evolução das mídias sociais

Palestra: A teoria da evolução das mídias sociais
Palestra: A teoria da evolução das mídias sociais

Gustavo Guanabara apresentou de forma simples e descontraída a evolução das redes sociais afirmando que nenhuma nova rede vem para “matar” outras redes, mas sim pra atender uma nova demanda. Através de cases reais, ele explicou a importância das mídias sociais para as empresas e ensinou como utilizar essas novas mídias de forma eficiente e vantajosa para os negócios.

 

Estratégias de uso do Facebook, da FanPage e do Facebook ADS

Palestra: Estratégias de uso do Facebook da Fan Page e do facebook ADS
Palestra: Estratégias de uso do Facebook da Fan Page e do facebook ADS

O Facebook tem mais de 13 Milhões de Usuários no Brasil e a tendência é que cada vez mais usuários acabem aderindo à rede pelo seu sucesso. Diante desse fenômeno, as empresas que ficarem de fora do Facebook com certeza perderão espaço para seus concorrentes. Isso é o que afirmaram os especialistas em Marketing Digital Aline Couto e Pedro Superti, que durante a apresentação discutiram desde a criação de uma Fan Page até estratégias de como usar clientes na hora de criar uma campanha dentro do Facebook.

 

Buzz – Aprendendo a escutar consumidores na mídia social

Palestra: Buzz - Aprendendo a escutar consumidores na mídia social
Palestra: Buzz – Aprendendo a escutar consumidores na mídia social

Nesta palestra, Gustavo Arjones (Socialmetrix) e Juan Carlos Fouz (IZO), dois grandes representantes de empresas internacionais sobre monitoramento de social media, apresentaram como monitorar o que as pessoas dizem nas redes sociais sobre sua empresa e como esse controle é importante para proteger a imagem da sua marca no mundo virtual, que consequentemente afeta a imagem do mundo real.

 

Linkbuilding nacional

Palestra: Linkbuilding nacional
Palestra: Linkbuilding nacional

Linkbuilding é um dos principais fatores que o Google leva em consideração para medir popularidade de website e para debater sobre o assunto, o time da MestreSEO (Fábio Ricotta, Cassiano Travareli e Manuela Sanches) explorou minuciosamente as várias caraterísticas para a construção de um linkbuilding eficiente, além apresentar ferramentas e novas tendências no segmento de SEO.

 

Erros que cometi em SEO

Palestra: Erros que cometi em SEO
Palestra: Erros que cometi em SEO

Nesse painel, o mais interessante foi entender que mesmo profissionais gabaritados cometem erros de SEO e como devemos aprender com os erros dos outros. Para prevenir os iniciantes e até mesmo os mais experientes, Will Reynolds (SEER Interactive) e Jim Boykin (We Build Pages) apresentaram os erros que cometeram em seus projetos e casos de outros profissionais que cometem erros de SEO com frequência.

 

Outras fotos da Expon

Expon

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