Conteúdo relevante e a escolha do nicho de mercado

Este artigo foi extraído de um capítulo do e-book “Diário de um Blogueiroo que aprendi e conquistei com os blogs“. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre este trabalho, é possível clicar aqui para encontrar mais informação sobre ele, como também adquirí-lo através do PagSeguro e do Hotmart.

 

Conteúdo relevante dos blogs

Devido à abundância de conteúdo disponível na internet, não é mais possível oferecer conteúdo “mais do mesmo” e esperar que o usuário seja atraído. É preciso inovar e oferecer um diferencial dos concorrentes para ganhar a confiança do leitor, pois este está há apenas um clique de encontrar outro blog que ofereça o que ele deseja.conteudo relevante e original

De todas as atividades que você possa realizar como blogueiro, sem dúvida a geração de conteúdo é a mais importante. Costuma-se dizer na Blogosfera que o conteúdo é o rei, pois de nada adianta criar um blog se você não tem um conteúdo que seja original e relevante para seus leitores.

Originalidade e relevância são duas características muito importantes em um blog. A primeira refere-se à exclusividade do conteúdo, que não poderá ser encontrado em nenhum outro lugar, e a segunda, com a importância do conteúdo para aquele leitor especifico. Relevância é uma característica relativa, pois, nem tudo que é relevante para você é relevante para mim e vice versa. Por exemplo, o blog do Luciano Larrossa (http://www.escolafreelancer.com) é relevante para mim porque tenho interesse por assuntos relacionados a freelancer, mas, em contrapartida, pode não ser um assunto do seu interesse, e dessa forma não ser relevante para você.

 

Como escolher um nicho de mercado

Quando você cria um blog, a primeira coisa que você deve decidir é o seu nicho de mercado, ou seja, qual o segmento de assunto que você irá escrever nele. É claro que você pode escrever sobre mais de um assunto, afinal, o blog é seu, mas pelo que observamos na Blogosfera, é aconselhável que cada blog possua apenas um assunto específico, quando muito um que possibilite abranger alguns poucos tópicos.

Vamos a um exemplo prático. Imagine então que você queira começar um blog sobre carros, ok? Você pode escolher um nicho bem especifico, como por exemplo, carros antigos, ou ser mais genérico e possuir variações como carros antigos, carros populares, carros importados, etc. Dessa forma, você pode segmentar o seu blog sem fugir do seu nicho de mercado, que são os carros.




Definir o nicho de mercado logo no início é primordial para que você não caia em algumas armadilhas nas quais eu caí quando criei meu primeiro blog, e que até agora me arrependo por isso. Duas coisas devem ser levados em consideração na hora de escolher um nicho de mercado: primeiro, é muito importante definir um nicho de mercado para o blog logo no início e, segundo, é de suma importância que você seja apaixonado por esse assunto, ou pelo menos tenha muito interesse nele.

Ser apaixonado pelo assunto do seu blog é certamente um dos segredos para construir um blog de sucesso. Blogueiros como Carlos Cardoso (http://www.carloscardoso.com), Thiago Mobilon (http://tecnoblog.net) e Carlos Ruas (http://www.umsabadoqualquer.com) fazem sucesso na internet por que são apaixonados pelos assuntos que tratam em seus blogs. É claro que só isso não basta, é preciso muito trabalho, empenho e dedicação, mas, com certeza, o ingrediente número um de todo blogueiro de sucesso é ser apaixonado pelo seu trabalho.

Muitos blogueiros quando criam seu primeiro blog (inclusive este que vos escreve), começam a escrever sobre vários assuntos na tentativa de agradar o maior número de pessoas possíveis, mas, na ânsia de agradar a muitos, acabam muitas vezes não agradando a ninguém. Meu conselho sobre esse assunto é que quando você for criar o seu blog, decida primeiro qual será o tipo de pessoa para quem você irá escrever e tente sempre escrever conteúdo que agrade essas pessoas, mesmo que seja apenas um pequeno grupo.