MUDANÇAS DO MERCADO
Para início de conversa, é inegável que o e-commerce no Brasil tem crescido muito no período pandêmico que ainda estamos vivendo. Para termos uma noção, segundo pesquisas de mercado, o e-commerce no nosso país, no primeiro semestre de 2021, atingiu R$ 53,4 bilhões, sendo recorde e mostrando um crescimento de 31% em relação há um ano. E o que isso significa?
Pontualmente, que é mais do que necessário estar presente digitalmente e mesmo que não venda online no canal “e-commerce”, acompanhar esse crescimento revela que os consumidores estão cada vez mais presentes no meio digital, sendo necessário, ao menos, que a sua empresa esteja na barra de busca do Google.
O PRIMEIRO PASSO
Tudo bem que as redes sociais podem ser usadas para lhe encontrar, mas e se o cliente não lhe conhecer e apenas saber o que deseja, e não por quem deseja? As chances dele utilizar da barra de pesquisa, é muito superior – mais uma razão para você ter um site.
Contudo, se você ainda não está convencido, ao longo desse texto, serão mostradas outras razões, as quais devem ser levadas em consideração.
Primeiro, é importante que você tenha em mente que ter um site não é mais um diferencial, é uma necessidade, partindo desse pressuposto, você pode ter um site inovador – entende a diferença? Basicamente, mire as grandes empresas como exemplo, todas têm um site, daí uma inspiração que você deve seguir. Em outras palavras, um site é seu início da vida digital no mercado consumidor, ao contrário do que muitos pensam, seu “olá” não deve vir primeiramente do Instagram.
Se a sua dúvida é sobre vendas online, como já dito, fique tranquilo (tranquila), um site pode ser “apenas” um canal de comunicação, enquanto você segue com sua loja física, sem problema algum, desde que ele esteja pronto para aparecer como solução quando o cliente buscar por ele. Mesmo que você não venda, sejamos francos, um site passa credibilidade a sua marca, ao mesmo tempo que demonstra dedicação e responsabilidade com o relacionamento ao cliente.
Outro fato interessante, é que essa estratégia faz parte do “Inbound marketing”* dentro do marketing digital, o que permite que empresas pequenas, tenham, com menos investimento, um retorno maior que, por meio do site e algumas técnicas digitais, pode ser calculado (“retorno sobre o investimento”). Essa possibilidade não se apresenta, por exemplo, em técnicas de panfletagem, como saber se a impressão de 200 folhetos deu certo?
Lembrando que, ter redes sociais é sim importante e você não deve abandonar esses canais. No entanto, algumas técnicas apenas um site pode providenciar, como, a geração de leads, que se apresentam como potenciais clientes, podendo ser através de técnicas como email-marketing, por exemplo.
Mas, todavia, suas redes sociais podem ser o caminho para que possíveis consumidores (de fato interessados) cheguem no “seu lugar”, o seu site.
UM BOM INVESTIMENTO
Ter um site, mostra que há na sua empresa, profissionalismo, se você tem um espaço para falar de um conteúdo SEU, por certo você tem credibilidade e sabe do que está falando. Concorda? Dentro desse ambiente profissional, você terá seus possíveis clientes que virão como simples visitantes e se tornarão leads, até que pouco a pouco se afunilam e comprem na sua empresa. Mas, no início, deve ser disponibilizado esse “cartão de visitas” do qual falamos até então.
Além disso, o seu site pode ser uma grande ferramenta ao seu favor na jornada do consumidor (o processo desde lhe conhecer até de fato comprar), por exemplo, com dúvidas frequentes, que serão automaticamente solucionadas ali, seja em chats real-time, ou mesmo em conteúdos já estabelecidos (aqui também entra a importância de um blog).
Coloque-se como consumidor neste momento, você gosta de mandar mensagem pelo direct do Instagram e demorar a ser respondido ou mesmo ler diversos comentários até que suas dúvidas sejam sanadas? Ninguém gosta.
Imagine agora um mundo ideal: entrar no site de uma empresa e ter dúvidas frequentes já respondidas – economia de tempo. Simultaneamente, ainda nesse assunto, a responsabilidade não depende única e exclusivamente de você, já que site e o que precisa ser dito, não se encerra quando seu estabelecimento está fechado – gerando leads frequentemente através do seu “catálogo online”.
Contudo, como inovação nunca é o suficiente, evoluir dentro desse seu espaço na internet, bem como empregá-lo tempo de atualização e produção de conteúdo (mesmo que só inicialmente), é um ponto importante.
DÚVIDAS?
Se você chegou até aqui e ainda não tem plena certeza desse investimento, calma, ainda temos alguns pontos para discutir. Já ouviu falar em “novo normal”? Se não, apenas observe sua realidade: estamos o tempo todo conectados, e se você quer deixar, é importante que utilize de diversos canais e esteja próximo.
Um possível consumidor recebe MUITAS informações todos os dias, quem garante que sua propaganda no Instagram será salva, no meio de tanto conteúdo? Daí, entra seu site, um lugar seguro com a possibilidade de uma plataforma de vendas automáticas (facilidade, rapidez e clareza, mais que necessárias ao atual universo digital). Melhor ainda, tudo isso pode estar no smartphone do seu potencial cliente!
Além de se apresentar como um canal convidativo para uma possível loja, blog e conteúdo próprio, um site também pode ter estratégias que lhe ajudarão a ser encontrado diante de todos os seus concorrentes (como estratégias de SEO) – oportunidade não oferecida pelas redes sociais. Por falar nisso, outro motivo para que sua empresa não permaneça apenas nas redes sociais, é pelo simples fato que é mais fácil vender e persuadir em um terreno próprio.
Imagine um cenário de feira, com centenas de barracas, onde cada feirante faz sua jogada. Agora, imagine um consumidor andando entre as barracas tentando decidir o que irá comprar – é mais ou menos o sistema do Instagram. Sendo assim, é muito mais fácil vender no seu site, que funciona como sua “loja física”, sem que a voz dos seus concorrentes seja simultaneamente ouvida.
Se quer uma razão ainda mais próxima da realidade, nesta última segunda-feira (4 de outubro de 2021), as redes sociais simplesmente saíram do ar, sem previsão de volta. Em um cenário triste, você acaba de perder uma venda urgente, que não esperou pelo retorno do WhatsApp, mesmo porque, seu concorrente tinha um site que estava no ar. Você tem tanto tempo a perder?
Além disso, como já dito antes, os custos de propaganda são reduzidos, e seu investimento se baseará em trazer leitores para o site, o que acaba sendo mais rentável. Ainda sobre os custos, você pode atualizar seu conteúdo, preço, endereço, entre outros, sem que haja a necessidade de começar “do zero”, como acontece com as propagandas tradicionais, como panfletagem (custo benefício).
Se não bastasse, o conteúdo disponibilizado no site, não se limitará aos “seguidores em comum” ou “amigos de amigos”, mas terá um alcance amplo por qualquer indivíduo que pesquisa o produto/serviço e mesmo a necessidade/problema.
Por fim, em questões burocráticas, a sempre papeladas que precisamos resolver no meio físico, se privar desse custo e tomador de tempo, seria de fato maravilhoso, e é possível, por exemplo, com os formulários e orçamentos disponíveis no site – sem a necessidade de impressão, você pode conhecer seu cliente enquanto ele conhece sua empresa! Em suma, você deve ter um site para criar sua identidade digital, mas você pode usar disso para criar valor e diferencial a sua marca, porque a boa experiência dentro do seu ambiente de comunicação e vendas, será transferido para o nome da sua empresa. Por conta disso, a importância de construir um site intuitivo, fácil de mexer e que tenha como foco o termo “UX”.
Empreendedor (empreendedora), se você chegou até aqui, sabemos que você tem interesse em crescer e evoluir naquilo que faz. Basta saber, você ainda tem dúvidas de que precisa de um site?