“Importante, mas não bastante”
CONTEXTUALIZAÇÃO
Mercado
“Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, em 2020, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país” (agenciabrasil.ebc.com.br). Talvez você seja uma dessas empresas ou, mesmo que não, de alguma forma a pandemia lhe ensinou algo sobre o seu negócio. Isto falo com plena certeza. Nas crises, nos adaptamos como podemos, mas não significa que não precisamos enxergar novos horizontes, nem mesmo que não necessitemos evoluir. Você está onde sempre sonhou estar? Ainda que esteja, lhe garanto que dá para melhorar.
Imagine que pelo menos metade dessas empresas abertas construíram uma conta no Instagram e atendem também pelo WhatsApp (pessoal ou business). Então te pergunto: Há espaço para sua empresa? Ou indo além, se todo mundo faz, qual o diferencial? Pois é, houve uma certa inversão de valores, ter um site, que sempre foi primordial (e o primeiro passo), pode ser considerado agora o seu diferencial. Se você não está convencido disso, aí vão algumas razões para acreditar.
5 RAZÕES PARA REVER SEU CANAL DE COMUNICAÇÃO
Empreendedor, você se identifica?
Não estamos dizendo aqui para abandonar as redes sociais, ok? São importantes. Nós queremos apenas lhe ajudar a enxergar que não são o suficiente e que ter a sua comunicação estruturada no “verdadeiro primeiro passo” não apenas pode lhe trazer mais resultados, como pode, a longo prazo, demandar menos esforço.
1 Crescimento da demanda
Na grande maioria das vezes, os negócios nascem pequenos e com poucos contribuidores, quando não apenas um. Se a sua empresa cresce em um curto período de tempo (e eu confio que você já é um sucesso), como dar conta de responder e comunicar com todo o seu público?
Por mais que nos desdobramos ao máximo, não temos um atendimento imediato, e pelo lado humano, tudo bem. Mas se tratam de negócios, sendo assim, é muito provável que seu possível cliente não lhe esperará por muito tempo – existem muitas opções, lembra? Então, não vale a pena correr o risco, em tempos como hoje, todo e qualquer cliente, é precioso.
2 Profissional e impessoal
As grandes empresas têm um site, e isso já lhes dá um ar mais profissional, certo? Certo. Mas elas não têm uma boa comunicação porque são grandes, elas são grandes porque têm uma boa comunicação. Portanto, o profissionalismo não pode depender do tamanho da sua empresa. Em um cenário muito comum, o empreendedor não está em um bom dia ou não gosta mesmo de responder mensagens. Sua marca vai carregar isso com ela, de forma muito pessoal.
Você não precisa ser um profissional de comunicação para ser empreendedor, e isso é um fato. Mas como empreendedor, você deve escolher a melhor forma de se comunicar. Um site, irá lhe permitir ter padronização, profissionalismo e impessoalidade naquilo que é dito – sua marca não é você e seu consumidor precisa saber disso.
3 Divida o feed com seu concorrente
Uma das primeiras coisas que fazemos quando pensamos em iniciar um negócio é a criação de uma conta no Instagram ou um WhatsApp destinado a isso. Principalmente no primeiro caso, se todo mundo faz, você estará em um campo minado. Se você vende roupa, seu concorrente pode estar a uma postagem de distância. Vale a pena investir em propaganda e colocar somente em um lugar que não é seu?
Por outro lado, no seu site, do seu jeito, as opções é você quem dá. Assim, em um primeiro momento, seu produto ou serviço não estará sendo comparado a dezenas de outras empresas, o que significa, que no processo de escolha do consumidor, sua proposta está em primeiro lugar – aumentando as chances de venda.
4 Atendendo 24h
Você provavelmente está cansado ou cansada neste exato momento. De fato, gerenciar um negócio não é nada fácil. Mas, por mais que você se esforce, há momentos em que está indisponível para o seu consumidor, o que acaba por se conectar com o ponto 2. Em primeiro lugar, aconselhamos que você tenha consciência que empreendedor também precisa descansar, então não estar sempre disponível, é normal e mesmo saudável.
Contudo, enquanto você descansa, seu negócio não pode parar, porque as necessidades e procuras são constantes. Desse modo, sua solução deve ter uma resposta pronta e uma comunicação persuasiva atualizada, e sempre disponível. Em outras palavras, guarde seus argumentos em um site, e eles sempre estarão disponíveis para convencer alguém.
5 Não se vive de curtidas
Na melhor das hipóteses, há muitas mensagens no seu WhatsApp, e seu Instagram está repleto de curtidas (se não estiver, temos 6 razões para não usar apenas essas redes, já que estão sem engajamento). Pois bem, o quanto seu empenho nesses dois canais está lhe rendendo em vendas?
Pode ser, como muitas vezes é, que você esteja simplesmente perdendo tempo. Entenda o Instagram, por exemplo, para divulgar uma ação mais sólida que você já faz em outro ambiente, como o seu próprio site.
Nas redes sociais, e mesmo que seja em forma de mensagem direta, não é certeza que o consumidor de fato está procurando seu produto ou serviço. Pode ser, que o mesmo esteja apenas passando tempo, o que não está errado, pois essas redes, em principal o Instagram, não nasceram com o intuito de vendas, é um espaço de entretenimento e distração. Não estar no momento “como consumidor”, pode fazer com que sua propaganda passe despercebida.
Funciona como um funil: se alguém procura pelo seu site, está querendo o que você oferece, e está no processo de decisão e quem sabe, no final da jornada de compras (o momento final, depois de tanta busca). Melhor ainda, um site pode lhe dar o retorno de seus investimentos (e quantas vendas estão sendo geradas), o que, por sua vez, os likes não podem.
Pois bem, leitor, convencido?
Quero um site! Mas de quem?
Temos uma dica: https://www.hiperbytes.com.br/quero-um-site-mas-de-quem/