Meus resultados com o 4º Desafio da MestreSEO

Quando soube do 4º Desafio de SEO da MestreSEO já havia passado duas semanas do início e hesitei se valia a pena ou não participar, já que estava tão atrasado com relação aos outros participantes. Na dúvida, perguntei para o Ique Muniz (@iquemuniz) no Twitter se ainda dava tempo e ele respondeu com o seguinte tweet:

Tweet do Ique Muniz sobre o 4º Desafio da MestreSEO

Depois da resposta do Ique resolvi arriscar, pois não tinha nada mesmo a perder e lá fui eu planejar minha estratégia para o desafio. Antes de começar a trabalhar, resolvi que faria uma maratona de estudos sobre SEO e baixei 50 podcasts da MestreSEO. Em dois dias, sábado e domingo, ouvi metade deles fazendo anotações sobre o que eu ainda não sabia sobre SEO e o que poderia ser útil para o desafio. Munido de mais conhecimento, tracei uma estratégia e comecei a trabalhar para rankquear o Katipsoi Zunontee no Google.

Depois de planejar o conteúdo e algumas táticas para o desafio, achei melhor trabalhar no meu blog pessoal, o Neurônio 2.0, para não correr o risco de prejudicar meu trabalho aqui no Hiperbytes.

Conforme gerava conteúdo e aplicava as técnicas SEO, fui anotando todas as atividades que executava e no dia seguinte verificava os impactos nos resultados do Google. Tenho que admitir que por um breve momento, quando meu blog deu um salto da quarta para a segunda página, pensei que poderia vencer esse desafio, mas foi aí que percebi que estava concorrendo com profissionais altamente gabaritados e permanecer ali naquela posição já seria um grande desafio.

Quando cheguei na segunda página do Google é que as dificuldades técnicas e as limitações da plataforma começaram a ficar evidentes. Meus conhecimentos em SEO sempre foram básicos e no desafio percebi o quanto ainda tenho que aprender para competir de igual para igual no mercado de SEO. A plataforma que utilizei no desafio foi outro grande problema, pois por mais que goste muito do Blogger, em termos de recursos o wordpress é invencível até o momento.

No último dia do desafio (15/02) minha colocação no Google para o busca por Katipsoi Zunontee era de 20º colocado. Um resultado que me deixou muito satisfeito se pensar que havia mais de 230 mil resultados para o termo e tantos profissionais mais qualificados que eu competindo.

Resultado do 4º Desafio da MestreSEO para Neurônio 2.0

Independente do resultado, muitos benefícios vieram da participação nesse desafio. Aprendi muito mais sobre SEO, conheci outros profissionais da área, melhorei muito meu blog pessoal e tive oportunidade de aplicar conhecimentos que possivelmente se tornarão artigos interessantes para postar aqui no Hiperbytes. Ideias não faltam, só resta mesmo é colocá-las em prática.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Jr!
    É isso aí cara. Você aprendeu bastante e correu atrás, mesmo começando depois.

    O que vale é a experiência pessoal!

  2. Muito bacana esse desafio e acredito que o fato de aprender mais sobre SEO é um argumento bastante válido para participar.

    Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here