Marketing digital e o novo mercado online

O artigo a seguir faz parte de um trabalho intitulado como “A importância das ferramentas de buscas para o marketing digital” que será publicado gradualmente aqui no blog. Para sua comodidade, sugiro que assine o feed para acompanhar mais facilmente esta nossa série e também outros artigos sobre desenvolvimento web.

Leia a postagem anterior a esta em A importância das ferramentas de buscas para o marketing digital

O novo mercado online

Umas das grandes vantagens desse novo tipo de relacionamento entre empresas e consumidores é a possibilidade de uma maior aproximação da empresa com seu cliente, e assim receber um feedback imediato do mesmo sobre seus produtos e serviços. Em contrapartida, da mesma forma que o cliente-internauta se aproxima da empresa, ele encontra grande prazer em conversar e trocar experiências com outros clientes-internautas. Surge então, uma nova categoria de consumidores que influencia outros clientes de forma positiva ou negativa.Novo Mercado online

Mesmo que uma determinada empresa não tenha presença na Internet, com certeza seus clientes estarão lá de alguma forma trocando experiências sobre seus produtos e serviços, e, na maioria das vezes, comparando com produtos e serviços da concorrência. Para uma empresa que tem seu nome citado de alguma forma na internet, só lhe restam duas alternativas: Primeiro, ignorar o fato e, segundo, interagir com seus clientes de forma a fortalecer a confiança ou recuperá-la em alguns casos.

Ter uma presença “apenas” para interagir com seus clientes é deixar de lado uma oportunidade valiosa de conseguir novos clientes. Existem diversas maneiras de conseguir novos clientes atraindo-os para o seu site, uma delas seria investir dinheiro em propagandas em outros sites ou em outras mídias. Mas a quantidade de pessoas com potencial para ser um cliente é muito maior do que a quantidade de pessoas que se possa atingir somente com esse tipo de ação.

A área com maior potencial para angariar novos clientes são os resultados de pesquisas de ferramentas como o Google. Por isso, existe uma preocupação por parte dos desenvolvedores para que seu site apareça com maior destaque nesses resultados e para isso, eles se utilizam de técnicas chamadas de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais são do que trabalhar na otimização do código do site para melhorar e facilitar “leitura” para as ferramentas de buscas.




Segundo Torres (2009), as ferramentas de buscas representam a porta de entrada de mais de 80% da navegação na Internet. Isso significa que quando um internauta deseja algo, ele digita algumas palavras em sites como o Google e espera encontrar a solução para seu problema logo na primeira página. Assim, para uma empresa que deseja aumentar o volume de visitas em seu site e consequentemente aumentar o número de seus clientes, é muito importante investir em marketing de busca (técnicas de SEO) para que seu site apareça de preferência entre os primeiros resultados da busca orgânica quando um internauta pesquisar algo relacionado ao produto, serviço ou marca da empresa.

Utilizar a internet como meio comunicação, divulgação e publicidade é sem dúvida um baixo investimento para as empresas perante o alto benefício que essa nova mídia oferece, porém, antes de “colher os frutos” é preciso investir esforços nessa empreitada, pois o “ganhar” o cliente-internauta através do marketing digital depende da capacidade de alcançar e oferecer ao publico um conteúdo de valor para uma clientela cada vez mais exigente.

Uma vez que o conceito de marketing digital é relativamente novo, é difícil definir que tipo de ações e estratégias digitais uma pequena empresa possa realizar para promover sua marca no mercado online e obter resultados satisfatórios com eles. Por esse motivo, são apresentados nos capítulos seguintes alguns dos principais conceitos que se deve levar em consideração na elaboração de um projeto de marketing digital, tomando como base a criação de um site com foco na otimização do conteúdo para ferramentas de buscas.

Continua no artigo Planejamento e conceitos em um projeto de site

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

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