A importância das ferramentas de buscas para o marketing digital

Esta série de artigos sobre ferramentas de buscas e marketing digital é uma versão compacta de um trabalho de conclusão de curso e que pretendo postar gradualmente os capítulos. Para sua comodidade, sugiro que assine o nosso feed para acompanhar mais facilmente este nossa série e também outros artigos sobre desenvolvimento web.

 

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE BUSCAS PARA O MARKETING DIGITAL

 

Marketing Digital

RESUMO

A qualidade na criação de sites tornou-se uma necessidade devido à importância que a internet possui atualmente para o mercado empresarial, comercial e educacional. Partindo desse contexto, o foco principal desse artigo é apresentar uma visão geral sobre o marketing digital e como as pequenas empresas podem se beneficiar dessa área para expandir seus negócios. Primeiramente, será discutido sobre o mercado online e como o novo consumidor pode influenciar outros consumidores. Para em seguida, apresentar o funcionamento básico das ferramentas de buscas e um checklist de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o conteúdo de um site, de uma maneira que ele sempre apareça nos primeiros resultados das pesquisas do Google.

Palavras-Chave: Marketing digital, ferramentas de buscas, Google, técnicas de SEO, criação de sites.

 

INTRODUÇÃO

A internet foi criada inicialmente com o nome de ArphaNet nos tempos remotos da Guerra Fria e seu objetivo principal era manter a comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos. Com o fim da guerra, em meados da década de 90, a ArphaNet tornou-se inútil para os militares e, assim sendo, estes permitiram o acesso da rede para universidades e cientistas que por sua vez permitiram mais tarde que pesquisadores de outros países também se conectassem à futura rede de comunicação chamada atualmente de internet (RICOTTA, 2007).

Considerado o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem, a internet não é mais um luxo ou uma simples questão de opção, pois os recursos oferecidos por esse meio de comunicação crescem a cada dia e são utilizados cada vez mais nas mais diversas áreas. O projeto que tinha por finalidade apenas a troca de informações, mostrou que os benefícios iriam muito além do esperado e quanto mais evoluem as tecnologias por trás das páginas web, mais possibilidades são criadas para a utilização da internet.




Até alguns anos atrás, os internautas eram meramente consumidores de conteúdo. Atualmente, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento pode contribuir e ser um provedor de informação, pois existem ferramentas que possibilitam distribuir qualquer tipo de informação e conteúdo na internet. Se uma pessoa “comum”, por exemplo, decide criar um site ou blog pessoal para divulgar seus trabalhos e/ou opiniões, isso é possível graças às atuais tecnologias que simplificam e facilitam a forma de publicar conteúdo sem que a pessoa necessariamente precise de conhecimentos técnicos. O mesmo ocorre com pequenas e médias empresas que resolvem expor sua marca na internet e, em muitos casos, vender seus produtos e serviços através da rede, expandindo assim sua área de atuação no mercado sem muito investimento.

Como meio de comunicação e consequentemente veículo de publicidade, a internet difere muito das mídias tradicionais em vários aspectos: diferentemente da TV ou do rádio que se cobra por tempo de exposição, e dos outdoors, revistas e jornais que se cobra por espaço, a internet oferece a possibilidade de alcançar um número muito maior de pessoas por um preço relativamente baixo. Essa presença das empresas no mundo virtual é chamada de marketing digital que na mesma ideia do marketing convencional, compreende as atividades da empresa para divulgação e promoção da marca, além de em muitos casos dar suporte de produtos e serviços a seus clientes (VENETANER, 1999).

Continua no artigo Marketing digital e o novo mercado online

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here