Conclusões sobre a importância das ferramentas de buscas para o marketing digital

O artigo a seguir faz parte de um trabalho intitulado como “A importância das ferramentas de buscas para o marketing digital” que será publicado gradualmente aqui no blog.

Este é o último artigo da série e você poderá ler todos os artigos anteriores a este clicando em um dos links listados a seguir, começando do primeiro ao último.

ferramentas de buscas para o marketing digital

Conclusões sobre a importância das ferramentas de buscas para o marketing digital

Em um mundo globalizado e altamente competitivo só sobrevive empresas que são capazes de acompanhar as mudanças que mercado lhes impõe e, com o advento da internet, essa característica tornou-se ainda mais necessária. A presença das empresas na internet é chamada de marketing digital e pode compreender uma variedade de atividades depen-dendo da natureza da empresa, mas, em geral, serve para dar suporte de produtos e ser-viços a seus clientes.

Atender aos anseios e desejos dos seus clientes através da internet deixou de ser um diferencial para as empresas, os clientes esperam esse tipo de atitude e quando não correspondidos, eles não pensam duas vezes para visitar o site do concorrente que está a apenas um clique de mouse.

Além dessa preocupação em fidelizar seus clientes, as empresas encontram também na internet uma oportunidade valiosa de conseguir novos clientes e aumentar suas receitas. Para esse fim, é necessário planejar cada etapa do desenvolvimento do site antes de simplesmente colocá-lo no ar. E, dentro desse planejamento, uma etapa de extrema importância e que deve ser tratada com muito cuidado é a elaboração do conteúdo do site, pois, na maioria dos casos, o sucesso do projeto depende em grande parte da sua qualidade.




Quando um usuário realiza uma pesquisa na internet digitando uma palavra-chave em uma ferramenta de busca como o Google, o usuário recebe como resultado uma lista das páginas que melhor combinam com o critério fornecido. Na maioria dos casos, ele encontra o que está procurando logo nos três primeiros links e dificilmente terá interesse em ir além comparando o conteúdo de vários sites.

Mantendo essa situação em mente fica fácil justificar a importância de estar entre os primeiros resultados das ferramentas de pesquisas e para que isso aconteça, além do conteúdo de qualidade, é necessário preocupar-se em otimizar o conteúdo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) descritas nesta série de artigos. Em essência, tais técnicas servem para “facilitar” a leitura por parte das ferramentas de buscas para que assim, o site apareça com maior destaque nos resultados de pesquisas, ficando de preferência, entre os três primeiros colocados da lista de resultados.

REFERÊNCIAS

BREITMAN, K. K. Web semântica: a internet do futuro. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2005.
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GOOGLE. PageRank. Seção Informação da empresa. Disponível em: <http://www.google.com.br/intl/pt-BR/about/corporate/company/tech.html >. Acesso em: Nov. 2011.
KRUG, S. Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. Tradução Acauan Pereira Fernandes. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2006.
MEMÓRIA, F. Design para a internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.
RICOTTA, F. C. M. Como os search engines funcionam? Monografia (Bacharel em Ciência da Computação) universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2007.
TORRES, C. A biblia do marketing digital: atudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Editora Novatec, 2009.
VENETANER, T. Como vender seu peixe na internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônico. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

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