Curso de Desenvolvimento Web em Linguagem HTML

Este Curso de Desenvolvimento Web baseado na linguagem HTML destina-se à qualquer pessoa que tenha interesse por internet e queira aprender a criar websites utilizando as melhores técnicas recomendadas pela W3C (World Wide Web Consortium), principal órgão internacional que desenvolve os padrões de desenvolvimento web.

As aulas são divididas em oito capítulos e vários exercícios práticos, o conteúdo do curso aborda o que há mais importante no HTML para preparar novos profissionais que dominem essa linguagem e tenham maior aproveitamento das CSS (Folhas de Estilo em Cascata), as quais são abordadas no Curso de Desenvolvimento Web com CSS.

Curso de Desenvolvimento Web com HTML

Algumas pessoas podem dizer que aprender HTML é perda de tempo, que a moda agora é padrão de desenvolvimento XHTML. Sim, concordo. Mas, na verdade, o XHTML é o HTML melhorado, ou seja, o XHTML possui vários detalhes e peculiaridades que não são de muita ajuda quando você está começando a aprender. Dessa forma, ter uma base sólida da linguagem HTML significa garantir uma curva de aprendizado muito menor para quem deseja criar websites em conformidade com os atuais padrões de desenvolvimento.

Não é preciso ser um usuário avançado para acompanhar este curso de desenvolvimento web com HTML, mas é preciso entender conceitos básicos de informática como, por exemplo, criação de arquivos, edição de textos e navegação em sites. Além disso, o item fundamental e, diria até que o mais importante, é a sua força de vontade em realmente querer aprender. E, para ajudá-lo nesse processo de aprendizagem, segue abaixo algumas dicas que o ajudarão a aproveitar melhor este curso.

  1. Não leia apenas. Leia, reflita e entenda bem o conteúdo de cada capítulo. O curso foi preparado somente com os assuntos essenciais da linguagem HTML e tudo aqui será útil em algum momento. Dessa forma, quanto mais rápido você aprender, menos tempo perderá lá na frente com revisões de assuntos que você já viu;
  2. Faça TODOS os exercícios e, se possível, mais de uma vez. A melhor maneira de aprender HTML é fazer os exercícios e verificar no navegador o resultado para entender o significado de cada linha de código;
  3. Seja constante em seu aprendizado. Não adianta querer aprender tudo de uma única vez; depois de certo ponto, sua mente fica sobrecarregada e você não absorve mais nada. O curso é justamente dividido em capítulos para que você aprenda um conteúdo, faça exercícios e depois descanse a cabeça para começar novamente.

Este curso de desenvolvimento web com HTML é totalmente gratuito e cada aula/capítulo será publicado uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, podendo este período ser maior no caso de imprevistos ou para melhor produzir o material de estudo.

Segue abaixo o cronograma do curso:




Por fim, gostaria de dizer que todo o conteúdo deste e de outros cursos foi e está sendo produzido com muito empenho, dedicação e carinho para que você possa aproveitar o máximo possível destas aulas. Espero ter a sua companhia até o fim do curso e, caso tenha alguma sugestão, ficaria muito satisfeito se você enviasse uma mensagem através do formulário de contato (Clique aqui para enviar uma mensagem).

Continue este curso em: Aula 1: Estrutura básica de páginas web.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, adorei seu curso de Desenvolvimento Web, conteúdo muito bem elaborado, parabéns mesmo. Queria saber se vai ter mais aulas ou acaba na Aula 8: Meta tags e perguntas frequentes? Desde já muito obrigada pela atenção e sucesso.

    • Olá Aline! Fico muito feliz que você tenha gostado do meu trabalho com o curso de HTML.
      A princípio ele foi projeto mesmo para serem apenas oito aulas, mas é claro que ainda é possível explorar muitas coisas na área. No momento não tenho nada em vista, mas feedback como o seu me tem cogitado a hipótese de retornar este trabalho.
      Não prometo que farei e nem quando, mas vou pensar com carinho no assunto.
      Abraços,
      Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here