Visita à Wareline do Brasil

Desde quando comecei a escrever minha monografia sobre metodologia de desenvolvimento de software que tenho planejado visitar uma “fábrica software”, mas foi somente agora que tive a oportunidade de conhecer de perto as dependências e o trabalho de uma empresa que trabalha exclusivamente com desenvolvimento de software.

Atuando no mercado desde 1989, a Wareline do Brasil é uma fábrica de software na área da saúde especializada no desenvolvimento de sistemas para gestão hospitalar. A matriz da empresa fica em Campinas/SP, mas atualmente atende a mais de 250 clientes espalhados em diversos estados brasileiros, de hospitais filantrópicos, universitários, particulares a redes municipais de saúde.

Dos funcionários que estavam trabalhando aquele dia, 12 de setembro, conheci praticamente todos, os programadores, os analistas de negócios, as recepcionistas, o pessoal de suporte a cliente e inclusive a “moça do café” – serviço essencial para muitas pessoas conseguirem trabalhar – só me esqueci de perguntar o nome dela…

Quem gentilmente abriu as portas das empresas e me levou para conhecer as dependências da wareline foi o Fábio Usier, que a propósito, gostaria de agradecer mais uma vez por atender meu pedido. Ele me contou sobre a forma de trabalho da equipe, mostrou alguns projetos em andamento e me levou para conhecer as salas de suporte a clientes, treinamentos internos e a de desenvolvimento, sendo uma de desenvolvimento desktop e a outra de desenvolvimento web. Além disso, conheci também as salas de reuniões e a dos servidores da empresa.

Wareline do Brasil
Júnior Gonçalves e Fábio Usier

Segundo o Fábio, a Wareline conta hoje com mais de 60 funcionários atuando em vários estados para atender seus mais de 250 clientes. Os sistemas desenvolvimentos na empresa utilizam o banco de dados PostgreSQL e são desenvolvidos em linguagem Visual Basic e java pra web. No site da empresa, os clientes possuem uma área reservada para atualização de novas versões, chat online com suporte, acompanhamento da implantação e pedido de agendamento de visitas técnicas.

Gostaria de ter feito essa visita quando estava escrevendo minha monografia sobre Extreme Programming para incrementar meu trabalho com exemplos reais, o que infelizmente na época não foi possível. No entanto, a visita na Wareline na última semana foi muito interessante e com certeza agregou mais conhecimento na minha vida profissional.

Eu bem que tentei, mas guardar o nome de todos os funcionários que conheci naquele dia ficou difícil, então, vai aqui um agradecimento geral pra todo mundo. Valeu pessoal!

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here