Minhas impressões sobre o Expon 2011

Quando soube pela primeira vez do evento de tecnologia chamado Expon, senti uma imensa vontade de fazer a inscrição na mesma hora. No entanto, percebi logo em seguida que seria pouco provável ter condições de participar, tanto por motivos financeiros como por disponibilidade de tempo. Felizmente, o mundo dá voltas e quando menos esperamos, os ventos sopram a nosso favor trazendo as oportunidades que tanto queremos, bastando apenas o esforço de pegá-las e agarrá-las com todas as nossas forças. Foi mais ou menos assim que aconteceu comigo com relação à minha participação no evento, no entanto, os detalhes sobre minha ida não vem ao caso, e sim o que de melhor tirei dessa experiência de participar de um grande evento como o Expon.

Expon 2011 – Novas experiências em marketing digital

Organizado pelas empresas AO5, .CSS Mix, SearchCast, MestreSEO e underDOGS, o ExpOn aconteceu nos dias 21 e 22 de Julho de 2011 no Teatro Frei Caneca na capital São Paulo. Reunindo renomados profissionais nacionais e internacionais que trabalham em empresas como Google, SEOMoz, WebTrends, MajesticSEO, Privalia, Globo.com e muitas outras, o evento foi um dos maiores já realizados no Brasil sobre de SEO, Links Patrocinados e Social Media.

Minha experiência nessa área web se restringe apenas às minhas atividades nas horas vagas com meus blogs (Hiperbytes e Neurônio 2.0) e por consequência, não tenho um know how como a maioria dos profissionais que ali estavam. Mesmo assim, acredito ter absorvido muito do que os palestrantes quiseram passar e o que não compreendi, está anotado para pesquisar em breve sobre o assunto.

O time de palestrante era formado por profissionais renomados no mercado e na mídia web. Alguns deles, como por exemplo, o Paulo Faustino, Gustavo Guanabara e Fábio Ricotta, eu já conhecia e acompanho há algum tempo o trabalho deles através dos blogs e do Twitter. Por serem “celebridades web”, eu imaginava que nem conseguiria chegar perto deles, mas muito pelo contrário, todos eles foram muito solícitos depois da palestra com os participantes e consegui me aproximar tempo o suficiente para um aperto de mão e para tirar uma foto com cada um deles.

Só não aproveitei ainda mais o evento porque não havia como estar em dois lugares ao mesmo tempo para assistir a todas as palestras, mas mesmo assim, valeu a pena cada centavo investido para usufruir dos conhecimentos dos palestrantes. Além disso, a organização do evento está de parabéns, pois os horários foram cumpridos, o ambiente estava confortável e o coffee-break estava ótimo. Nota 10!




Atualizado [30/07/2011] – Conforme Roberto Toshio mencionou no comentário deste post, fica aqui os meus parabéns à equipe da RH Promo e da UnderDogs pela excelente organização durante todo o evento da ExpOn.

O objetivo desse artigo não era escrever uma resenha de tudo o que ocorreu na Expon 2011, mas sim passar uma vaga ideia de como foi o evento e deixar um resumo das melhores palestras que tive a oportunidade de assistir. Recomendo a todos para participarem na próxima edição por que no que depender de mim, estarei lá com certeza.

 

PALESTRAS

Técnicas de monetização

Palestra: Ténicas de monetização
Palestra: Ténicas de monetização

Com o objetivo de debater sobre Adsense, programas de afiliados e outras formas de monetização, esse primeiro painel teve com moderador Mauricio Zane da Social360 e participaram dele Raphael Mendes, Jhonny Jessé e Paulo Faustino. Cada um apresentou seus cases de sucesso, suas opiniões sobre os melhores programas de monetização e as táticas que utilizam em seus projetos.

 

A teoria da evolução das mídias sociais

Palestra: A teoria da evolução das mídias sociais
Palestra: A teoria da evolução das mídias sociais

Gustavo Guanabara apresentou de forma simples e descontraída a evolução das redes sociais afirmando que nenhuma nova rede vem para “matar” outras redes, mas sim pra atender uma nova demanda. Através de cases reais, ele explicou a importância das mídias sociais para as empresas e ensinou como utilizar essas novas mídias de forma eficiente e vantajosa para os negócios.

 

Estratégias de uso do Facebook, da FanPage e do Facebook ADS

Palestra: Estratégias de uso do Facebook da Fan Page e do facebook ADS
Palestra: Estratégias de uso do Facebook da Fan Page e do facebook ADS

O Facebook tem mais de 13 Milhões de Usuários no Brasil e a tendência é que cada vez mais usuários acabem aderindo à rede pelo seu sucesso. Diante desse fenômeno, as empresas que ficarem de fora do Facebook com certeza perderão espaço para seus concorrentes. Isso é o que afirmaram os especialistas em Marketing Digital Aline Couto e Pedro Superti, que durante a apresentação discutiram desde a criação de uma Fan Page até estratégias de como usar clientes na hora de criar uma campanha dentro do Facebook.

 

Buzz – Aprendendo a escutar consumidores na mídia social

Palestra: Buzz - Aprendendo a escutar consumidores na mídia social
Palestra: Buzz – Aprendendo a escutar consumidores na mídia social

Nesta palestra, Gustavo Arjones (Socialmetrix) e Juan Carlos Fouz (IZO), dois grandes representantes de empresas internacionais sobre monitoramento de social media, apresentaram como monitorar o que as pessoas dizem nas redes sociais sobre sua empresa e como esse controle é importante para proteger a imagem da sua marca no mundo virtual, que consequentemente afeta a imagem do mundo real.

 

Linkbuilding nacional

Palestra: Linkbuilding nacional
Palestra: Linkbuilding nacional

Linkbuilding é um dos principais fatores que o Google leva em consideração para medir popularidade de website e para debater sobre o assunto, o time da MestreSEO (Fábio Ricotta, Cassiano Travareli e Manuela Sanches) explorou minuciosamente as várias caraterísticas para a construção de um linkbuilding eficiente, além apresentar ferramentas e novas tendências no segmento de SEO.

 

Erros que cometi em SEO

Palestra: Erros que cometi em SEO
Palestra: Erros que cometi em SEO

Nesse painel, o mais interessante foi entender que mesmo profissionais gabaritados cometem erros de SEO e como devemos aprender com os erros dos outros. Para prevenir os iniciantes e até mesmo os mais experientes, Will Reynolds (SEER Interactive) e Jim Boykin (We Build Pages) apresentaram os erros que cometeram em seus projetos e casos de outros profissionais que cometem erros de SEO com frequência.

 

Outras fotos da Expon

Expon

Expon

Expon

Expon

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

10 COMENTÁRIOS

    • Eu que agradeço Aline! Sua palestra abriu minha cabeça sobre a importância das mídias sociais e graças ao ExpOn como um geral, a empresa (Hospital) que trabalho está comprando a minha ideia de participar ativamente na web e consequentemente eu farei parte desses novos projetos online.

      Se tudo ocorrer conforme espero, acredito sim que precisarei pedir sua ajuda nesses projetos =D

  1. Olá, Junior

    Concordo plenamente com essa avaliação:
    “Além disso, a organização do evento está de parabéns, pois os horários foram cumpridos, o ambiente estava confortável e o coffee-break estava ótimo. Nota 10!”

    Só lembrando que na organização só faltou vc mencionar a RH Promo, que foi a principal responsável juntamente com a UnderDogs na organização e operação de todo o evento.

    Abs

    • Olá Roberto,
      não sabia que a RH Promo era a principal responsável pela organização, vou atualizar o post com essa informação por que eles merecem esse reconhecimento.
      Valeu pela dica.
      Abraços,

  2. Opa, por nada Junior.
    Sim, todos merecem o reconhecimento, pois foi um ótimo evento.
    Logo na página da RH Promo no Facebook serão postadas as fotos, fica a dica para mais lembranças do Expon 2011. =]
    Abraços

  3. Oi Júnior! Tudo bom?

    Parabéns pela cobertura da Expon em seu blog. Realmente, o evento foi um divisor de águas no Brasil e de agora em diante esperamos eventos cada vez melhores por aqui!

    Obrigado pela menção do painel sobre Facebook. Legal saber que entre as opções de palestras no dia, você escolheu ficar em nossa apresentação!

    Grande abraço e vamos manter contato! 😉

    Pedro Superti.

    • Olá Pedro!
      Cobertura da Expon!? Imagina… apenas participei do evento e tirei umas fotos para recordar esse dia que tanto aprendi.

      Confesso que no dia escolhi ficar na sua palestra por acaso, pois não conhecia nenhum dos palestrantes daquele horário, mas foi um chute certeiro. Não sabia da importância do Facebook nas mídias sociais e tanto você como a Aline explicaram muito bem as oportunidades que Facebook nos proporciona. Além disso, a teoria de que: “homens olham para mulheres e mulheres olham para mulher e, às vezes crianças”, foi esclarecedoras demais hahahahaha

      Abraços,
      Júnior Gonçalves

  4. Eu participei, gostei, porém o valor do ingresso tava meio salgado R$ 940 reais. Nada mais justo do que uma organização para esse valor, porém, teve blogueiro que ganhou cupom desconto e pagou R$ 300 reais. O evento foi bom sim, você podia chegar e conversar com as estrelinhas que estavam lá, porém, muitas palestras eram perca de tempo, e você não conseguia entender nem o tema central da palestra. Alguns auditórios ficavam quentes demais por não ter refrigeração. Do mais, o coffe break com aqueles deliciosos salgados e sucos del valle além daquelas lindas mulheres que nos recepcionaram e o serviço dos mágicos de cartas foi ótimo. Pagamos pra que? rsrs Espero que ano que vem o Wi-Fi funcione de uma forma 100% pois este ano… foi uma bagunça rssr. Do mais, deu pra se tirar ótimas coisas para se aplicar nos blogs. Rumo a expon 2012. Abração!

    • Olá Everton,

      Realmente o valor da inscrição para Expon 2011 foi meio “salgado”, só consegui ir porque a empresa em que trabalho ajudou a bancar grande parte dos custos. Mas com certeza valeu a pena o investimento pela qualidade das palestras e por ter tido a oportunidade de conversar pessoalmente com grande blogueiros que admiro da blogosfera.

      O único ponto fraco foi a precariedade do Wi-Fi, mas eu já sabia através do MestreCast que não seria grande coisa pela falta de empresas qualificadas para prestar esse tipo de serviço em eventos como esse. Quem sabe no próximo ano seja melhor…

      Obrigado pela vista e comentário
      Abraços,
      Júnior

  5. Obrigado pelos comentários positivos e negativos.
    O valor é “salgado” porque tinhamos 25 palestrantes internacionais, então tem todo o custo para trazer eles.
    Internet realmente não tem o que ser feito, ninguem garante qualidade de banda pra mais de 1200 pessoas 🙁 Infelizmente.
    Tinha ar em todas as salas, achei estranho isso. Mas vale o registro.

    Deu um baita trabalho o expon, mas fiquei muito feliz com o resultado.

    Nos vemos em 2012.

    abs
    doc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here