Livro “Construindo sites com CSS e (X)HTML” do Maurício Samy

Em se tratando de livro, um dos melhores investimentos que fiz foi comprar o livro “Construindo sites com CSS e (X)HTML” do escritor Maurício Samy, reconhecido na internet por “Maujor” – o dinossauro das CSS. Neste livro, o autor aborda as técnicas de construção de sites baseadas nos padrões web, também conhecidas por Webs Standards do W3C (World Wide Web Consortium), cujo principio básico é separar o conteúdo do site da apresentação visual.

Descrição: Seja você um desenvolvedor experiente, um acadêmico, um estudante da área relacionada à construção de sites para web ou um iniciante, Construindo sites com CSS e (X)HTML ampliará seus conhecimentos e será uma fonte de consulta valiosa no seu dia-a-dia de trabalho (retirado do livro).

Livro CSS - Mauricio Samy

Fundamentos e (X)HTML: Nos primeiros capítulos do livro o autor comenta um breve histórico da internet e os fundamentos da web necessários para o que o estudo. Em seguida, fala-se sobre a evolução da linguagem HTML para o (X)HTML, pontuando as características e normas dessa linguagem para a construção de site. “O propósito da linguagem (X)HTML é ser uma linguagem exclusivamente de marcação e estruturação de conteúdo”

Folhas de estilos em cascata: Apresentando a definição e a sintaxe das CSS (folhas de estilo em cascata), o autor mostra exemplos práticos de como funciona essa tecnologia de separação da parte estética do site e como é importante seguir essas diretrizes para enquadrar os sites nas normas da W3C. “Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (por exemplo: fontes, cores, espaçamentos) aos documentos”

Web Standards: Cuidando da apresentação visual, mas sem esquecer-se da importância da usabilidade e de privilegiar o conteúdo, o autor mostra técnicas de como criar efeitos interessantes para uma melhor experiência do usuário sem, no entanto, prejudicar a estrutura do documento (X)HTML.

Conclusões:

  • As CSS são uma poderosa ferramenta para o desenvolvedor criar um arquivo central de controle da apresentação visual do site;
  • Para seguir as diretrizes da W3C, é importante adotar a sintaxe do (X)HTML com as CSS e seguir recomendações da Web Standards.
  • As técnicas apresentadas no livro, além de proporcionarem um trabalho mais profissional, garantem um melhor desempenho e mais facilidade de manutenção nos sites.

Para comprar, recomendo o Submarino

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de adquirir om livro construindo site com (X)HTML e CSS más não estou encontrando para compra-lo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here