Como funciona a internet – vídeo

Milhões de pessoas acessam a internet todos os dias e não fazem a mínima ideia de como ela funciona e, mesmo aquelas pessoas que alguma vez já estudou sobre o assunto, é difícil explicar o funcionamento técnico e o complexo caminho que as informações percorrem ao sair da placa de rede até chegar à internet que ninguém sabe ao certo onde fica.

Resumidamente, podemos dizer que a internet é uma coleção de redes de computadores que se conectam de vários modos diferentes e foram à rede global de computadores a que chamamos de internet. Qualquer pessoa pode acessar gratuitamente, pois a internet não é propriedade de nenhuma empresa ou organização, porém, é preciso contratar uma empresa que ofereça serviços de provedor para realizar a conexão do seu computador à internet.

 

No vídeo abaixo você vai conhecer o que são pacotes, switches, roteadores, firewall, proxy, etc, e, além disso, vai entender como funciona a estrutura básica da internet e a forma como o seu computador se conecta com os outros.

Como funciona a internet – Parte 1

 

Como funciona a internet – Parte 2

Glossário:

HTTP (HyperText Transfer Protocol) – é usado para a transferência de documentos no formato html (HiperText Markup Language) e outros encontrados na www. O processo de transferência desses documentos ocorre quando o cliente http conecta com servidor http, quando digitado o URL no campo endereço do browser. Normalmente este protocolo utiliza a porta 80.

FTP (File Transfer Protocol) – é um conjunto de regras que viabiliza computadores transferirem arquivos remotos através da internet ou rede local. Devido a arquitetura do protocolo FTP, diferentes sistemas (windows, unix, etc) e computadores (pc, mac, etc) podem se comunicar sem nenhum problema com compatibilidade. Para isso basta ter o FTP cliente para acessar o servidor FTP.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – é o protocolo padrão para envio de e-mails através da internet. Baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados, sendo depois a mensagem transferida para o servidor. É um protocolo de envio apenas, o que significa que ele não permite que um usuário descarregue as mensagens de um servidor.

POP3 (Post Office Protocol version 3) – é usado para acessar o servidor POP e transferir o e-mail armazenado no servidor para o pc local do usuário.

Créditos: Guerreiros da Informação

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here