Dicionário Internetês

Conheça no Dicionário Internetês aqui do Hiperbytes o significado de vários termos da informática que você costuma encontrar no dia a dia mas não sabe ao certo o que significa.

Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password.

Backup é copiar arquivos para um segundo dispositivo como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original onde os arquivos se encontram. Uma das mais importantes regras no uso de computadores é “faça o backup de seus arquivos regularmente”.

Banner é um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Browser são programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites.

internet

Cookies são arquivos contendo informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada internauta em sua primeira visita ao site. O servidor do site visitado regista a informação num arquivo e armazena este arquivo no disco rígido do internauta. Quando o internauta retorna ao site, o servidor procura e acha o cookie e se auto-configura de acordo com a preferências indicadas por cada internauta.

Correio eletrônico ou e-mail é o sistema de comunicação baseado no envio e no recebimento de mensagens eletrônicas via Internet. Indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

Criptografia é o “embaralhamento” do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e-mail numa sequência de caracteres alfa-numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

DNSDomain Name Server – Literalmente é o computador que identifica e traduz os domínios dos computadores ligados em rede WWW para uma linguagem compreensível para a REDE.

Domínio é o nome de uma área reservada num servidor Internet que corresponde ao endereço númerico de um website (endereço IP).

Download é o ato de copiar um arquivo de um website qualquer disponível na Internet para o seu computador pessoal.

E-commerce ou comércio eletrônico é a realização de negócios através da Internet.




Endereço IP é o endereço de cada servidor conectado à Internet, de acordo com o Internet Protocol.

FAQs (frequently asked questions) significa questões frequentemente perguntadas. É um recurso muito útil no atendimento aos clientes pela Internet, já que antecipa as perguntas dos clientes e as responde sob a forma de página Web.

Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas.

Freeware são programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e podem ser usados à vontade pelos internautas.

FTP ou File Transfer Protocol significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

GIF ou Graphic Interchange Format é um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

Hiperlinks são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web. Hiperlinks são comumente chamados links.

Hypermedia – Uma forma ou grupo de formas de Multimídia (quadros, gráficos, som e cinema) que operam sobre os protocolos da Rede de Comunicações WWW.

Homepage é a página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website.

Hospedagem é o ato de armazenar websites de clientes por parte de um provedor de acesso.

HTML ou Hyper Text Markup Language é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos Web (websites).

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo padrão que permite a transferência de dados na Web entre os servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de uma página para a outra através dos links do hipertexto.

Internet é a rede mundial de computadores interconectados. É o sistema de informação global que: a) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; b) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e c) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.

Internauta é a gíria usada para identificar o usuário da Internet, a pessoa que usa a Internet para comunicação, pesquisa, trabalho e/ou lazer.

IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet. É este protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet.

JPG ou JPEG é a sigla para Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

Log é um arquivo criado por um servidor web que contém todas as informações de acessos à Internet considerando a atividade do servidor.

On-line significa ligado e conectado, o contrário de off-line.

Page view é o número de “visitas” exclusivamente para páginas HTML.

Password quer dizer palavra-chave ou senha. Normalmente é associada a um login por questão de segurança.

Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas.

Search engines são websites onde os internautas fazem buscas na Web a partir de palavras-chave.

Shareware é o nome dado aos vários programas de computador ou softwares disponíveis na Internet para avaliação e uso gratuito por tempo limitado.

Spam é o envio de e-mails comerciais não solicitados – um grave erro e fonte de problemas na Internet.

Spider é um programa automatizado que faz buscas pela Internet.

URLUniform Recurse Locator – é seu endereço de Internet, como por exemplo “http://www.microsoft.com”. É composto de um protocolo, como HTTP, e um domínio (uma companhia, universidade, ou outra organização) e de um nome de caminho (onde o arquivo é localizado no computador e o nome do arquivo). Assim o URL ” http://www.ucsd.edu/library/www.html ” inclui o protocolo (http), o domínio (www.ucsd.edu), e o caminho e nome de arquivo (/library/www.html).

W3C significa World Wide Web Consortium e é a organização oficial para os padrões Web, especialmente HTTP, HTML e XML. O W3C foi fundado em 1994 por Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Web.

WAP ou Wireless Application Protocol é uma especificação segura que permite aos usuários acessar informações e a Internet através de equipamentos portáveis, móveis e wireless como celulares e pagers.

Web é o ambiente multimídia Internet, também conhecido como WWW.

Webmaster é o profissional responsável por um ou mais websites.

Website é um conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa.

WWW significa World Wide Web e é o ambiente multimídia da Internet, a reunião de texto, imagem, som, vídeo e movimento na Internet.

XML significa eXtensible Markup Language. É uma linguagem baseada em SGML desenvolvida pelo W3C para uso em páginas e documentos Web. XML é uma linguagem mais funcional que HTML.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here