Ferramentas de edição de códigos HTML

Se pararmos para pensar um pouco, não existe coisa mais simples na área da informática do que desenvolver uma página web. Sim, por que basta apenas um conhecimento básico na linguagem HTML e um simples editor de texto como o bloco de notas para criarmos uma página web com qualidade razoável. É claro que, como o bloco de notas é uma ferramenta bruta, que não oferece nenhum recurso, ele não é utilizado por desenvolvedores experientes. No entanto, para quem está ingressando nesse mundo web, recomendo fortemente que os primeiros exercícios, incluindo o famigerado “Olá mundo”, sejam realizados nesse editor de texto.

Por ser justamente uma ferramenta bruta, a pessoa que está aprendendo precisa digitar tudo “na unha”, o que para o aprendizado é muito importante. Somente depois quando já estiver familiarizado com as estruturas de códigos e os exercícios começarem a ficarem mais complexos, é que realmente é hora mais indicada para utilizar ferramentas mais sofisticadas.

Podemos separar as ferramentas de edição de código em duas categorias: editores de textos e programas WYSIWYG.

Editores de texto

Editores de texto são, como o próprio nome diz, simples editores de texto. A linguagem HTML é tão simples que não é necessário qualquer tipo de programa especializado. Como disse anteriormente, é possível utilizar até mesmo o bloco de notas. No entanto, ninguém quer é precisa ficar sofrendo com uma ferramenta tão “crua” como essa e para isso, há disponível várias ferramentas gratuitas com excelentes recursos de edição que são desenvolvidas especialmente para criar códigos HTML e CSS.

Exemplos de editores de texto para edição de HTML/CSS

Programas WYSIWYG

Programas WYSIWYG (What you see is what you get – O que você vê é o que você obtêm) são ferramentas que permitem trabalhar no visual da página sem mexer diretamente no código fonte. Embora seja mais fácil e rápido o desenvolvimento, não é recomendado para iniciantes, pois os recursos sofisticados do programa fazem um monte de escolhas automáticas e escondem detalhes importantes que podem causar limitações nas habilidades de quem está aprendendo.

Exemplos de programas WYSIWYG para criação de páginas

Conheça mais sobre ferramentas de edição de códigos nos seguintes artigos:

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here