Editores de texto: Notepad++ e Aptana

Já falamos aqui no blog sobre ferramentas de edição de códigos e as diferenças entre os simples editores de textos e os avançados programas WYSIWYG. Hoje, indicarei duas ferramentas de edição de texto que conheço e utilizo para que você saiba qual é a melhor ferramenta que atende a sua necessidade como desenvolvedor de páginas web.

 

Notepad++

O Notepad++ é um simples, porém, completo editor de texto de códigos fonte. Disponível para plataformas Windows, Unix, Aplle e também possível de utilizar no Linux via Wine, é um software de código aberto com licença GLP. Suporta diversas linguagens de programação onde podemos citar rapidamente as principais: HTML, CSS, Java, XML, Javascrip, PHP, C++, C#, ASP, Python, Ruby,etc. Tornando-se dessa forma uma excelente alternativa ao bloco de notas para estudar e desenvolver projetos de pequeno a médio porte.

Possui ainda diversas características que auxiliam no desenvolvimento como, por exemplo: auto completar; sistema de busca e substituição; coloração diferenciada de código; divisão de tela; navegação por abas e interface funcional. Além dessas funcionalidades e de muitas outras que Notepad++ oferece, é possível também adicionar outras funcionalidades através de plugins específicos.

Clique aqui para baixar o Notepad++ em seu computador.

 

Aptana Studio

Aptana Studio é um software de código aberto para quem procura ajuda e rapidez no desenvolvimento de projetos para web baseados nas tecnologias HTML, CSS, Javascript, Ajax e XML. Apesar de ser considerado um programa “pesado” no carregamento, essa fraqueza é frequentemente ignorada devido à qualidade, potência e quantidade de recursos disponíveis em um programa gratuito. Multiplataforma, o software pode ser utilizado em Windows, Linux e Mac OS X.

O cliente de FTP integrado ao Aptana permite, quando configurado corretamente, que você sincronize, baixe e suba seus arquivos diretos para o servidor web, evitando assim a necessidade de um cliente externo pra realizar este tipo de trabalho. Outro recurso muito útil é o auto complemento que auxilia na criação de código exibindo sugestões de comandos conforme vão sendo digitados e ainda alerta sobre possíveis sintaxes incorretas através de um ícone vermelho ao lado da linha. Além do verificador de sintaxe, o aplicativo traz também um depurador que detecta os erros (bugs) no código.

Clique aqui para baixar o Aptana em seu computador.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here