Como criar e configurar uma conta no Google Analytics

Encontramos na internet várias ferramentas gratuitas para análise de desempenho de sites e blogs, mas, nenhuma delas, em minha opinião, oferece tantos recursos confiáveis como o Google Analytics. Também conhecida por GA, esta é uma ferramenta da Google para monitorar e gerar estatísticas de acessos dos visitantes em sites e blogs. Através dela, você consegue identificar diversos fatores que influenciam diretamente e indiretamente o desempenho do seu blog como, por exemplo, a quantidade de visitantes, origem do tráfego, artigos mais lidos, etc.

O objetivo desse artigo não é ensinar a utilizar o Google Analytics (oportunidade esta que será explorada em breve aqui no Hiperbytes), mas sim ensinar a criar uma conta no serviço da Google e a configurar o código de acompanhamento no seu site ou blog.

 

Criando a conta no Google Analytics

Para criar uma conta no Google Analytics acesse o endereço http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics/ e você verá a página de apresentação da ferramenta com uma tela semelhante à da imagem abaixo.

Google Analytics

Clicando na opção “Criar uma conta” você será direcionado para uma tela na qual a Google irá sugerir que você utilize esse novo serviço com uma conta já existente de um outro serviço, ou seja, caso você já utilize algum outro serviço da Google como, por exemplo, o Gmail, você poderá utilizar a mesma conta para os dois serviços.

Caso você já possua uma conta Google como o Gmail, insira nos campos correspondentes o seu usuário e a sua senha. Caso contrário, clique em “Criar uma conta” e siga os passos seguintes.

Google Analytics

Entrando com o usuário e senha da sua conta Google, você será direcionado para a tela de inscrição de serviço do Google Analytics na qual você deverá clicar no botão “Inscreva-se”. Em seguida, você será direcionado para uma tela na qual você deverá começar a configurar os dados da sua conta conforme veremos abaixo.

 

Configuração inicial do Google Analytics




Nessa primeira parte você pode escolher qual o método de acompanhamento, sendo possível o Classic Analytics ou o Universal Analytics, que é o novo padrão operacional do Google Analytics. Este novo padrão possui muitos outros recursos que ainda estão em fase “beta”, ou seja, em fase de testes. Entretanto, em breve, todas as contas do Google Analytics utilizarão este padrão e dessa forma já podemos selecionar a opção “Universal Analytics” para utilizarmos os novos recursos da plataforma.

Google Analytics

Rolando um pouco mais a tela você deverá configurar a sua conta atribuindo um nome a ela e configurando os dados do seu site ou blog, apontando o nome do site/blog, o endereço (URL) do site/blog e a categoria que ele pertence. Por fim, é importante também que você especifique o fuso horário para a geração dos relatórios.

Google Analytics

Ainda nessa mesma tela você verá algumas opções possíveis de desmarcar se assim achar necessário e, por último, um botão chamado “Obter id de acompanhamento” que você deverá clicar para finalizar a configuração inicial.

Muito provavelmente você será direcionado para uma tela com o Contrato de Termos de Serviço do Google Analytics. Leia o contrato e se estiver de acordo clique em “Aceito”.

 

Configurando o código de acompanhamento

Logo depois de configurar a sua conta no Google Analytics você será direcionado para uma tela na qual irá encontrar o código de acompanhamento para colocar no site ou blog que você deseja monitorar. Este código começa e termina com uma tag <script> e no seu interior possui um código do tipo UAXXXXXXXX-X, em que X é a numeração de identificação do site/blog que está sendo monitorado.

Google Analytics

Caso você perca essa tela por alguma razão, é possível encontrar novamente esse código acessando o painel do Analytics, clicando na opção “Administrador” e em seguida na opção “Código de acompanhamento” conforme ilustra a imagem abaixo.

Google Analytics

 

Configurando no WordPress

Para que o Google Analytics funcione corretamente você precisa colocar o código de acompanhamento fornecido pelo Analytics dentro do código HTML do seu site ou blog. Se você utiliza a plataforma WordPress, muito provavelmente, dependendo das configurações do seu template, você possuíra uma área especifica no seu painel administrativo para colocar este código de acompanhamento. No exemplo abaixo você pode verificar que o template que utilizo no meu blog possui uma área chamada Tracker Code 1 para inserir o código dentro da seção <head> do meu blog. É assim que o Analytics consegue monitorar as visitas que chegam ao meu blog.

Configurando código de acompanhamento no WordPress
Configurando código de acompanhamento no WordPress

Configurando no Blogger

Se você utiliza o Blogger como plataforma este processo pode variar também dependo do template que você utiliza no seu blog. Quando precisei inserir o código de acompanhamento no meu blog pessoal (Neurônio 2.0) hospedado no Blogger, foi preciso inserir manualmente editando o código HTML do template. No entanto, o Blogger tem evoluído muito nesses últimos tempos e no ano passado a Priscila Fago do blog Dicas Blogger escreveu um excelente tutorial ensinando como configurar o Analytics em templates de visualização dinâmica. Se esse for o seu caso, segue lá o tutorial.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

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