Adobe Dreamweaver – editor WYSIWYG profissional

Falamos recentemente aqui no Hiperbytes sobre ferramentas de edição de códigos e sobre a diferença entre editores de textos e os programas WYSIWYG. Em seguida, em outro artigo, mostramos as principais características de dois programas de edição de texto: o Notepad++ e o Aptana Studio. No artigo de hoje continuaremos o assunto indicando e apontando as vantagens de uma ferramenta do tipo WYSIWYG que é muito utilizada entre webmasters e webdesigners em seus projetos..

Para recapitularmos… em desenvolvimento web a sigla WYSIWYG (What You See Is What You Get) é usada para referenciar programas que permitem que o desenvolvimento de páginas seja realizado de forma visual ao invés de trabalhar diretamente com códigos html e css. Há várias vantagens e desvantagens em se trabalhar dessa forma, caso tem alguma dúvida sobre isso, recomendamos que leia nosso artigo “Ferramentas de edição de códigos HTML” aonde abordamos melhor esse assunto.

Adobe Dreamweaver

O Adobe Dreamweaver é um software do tipo WYSIWYG utilizado para criação e modelagem de páginas que oferece avançados recursos em nível visual e de códigos nas mais variadas tecnologias web, tais como XHTML, CSS, Javascript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side. O software necessita de muito recurso de processamento do computador para o seu funcionamento apropriado, no entanto, ele é utilizado pela maioria dos profissionais da área por oferecer uma gama de recursos avançados para o desenvolvimento de grandes e médios projetos para internet.




No modo Design (editor WYSIWYG) o Dreamweaver oferece conforto e velocidade no desenvolvimento dos projetos, mas alguns desenvolvedores criticam este modo por ele produzir códigos desnecessários e algumas vezes até com erros de visualização em páginas HTML. No entanto, esse tipo de erro é facilmente resolvido quando o profissional é qualificado, pois o Dreamweaver oferece também a possibilidade de edição de texto e até mesmo debugar linha por linha de código, desde que tenha instalado a extensão para essa finalidade.

Adobe Dreamwaever

Outra funcionalidade muito útil no Dreamweaver é a possibilidade de selecionar um determinado navegador para se ter uma previsão (preview) da visualização da página diretamente no navegador de destino, ou seja, é possível identificar rapidamente os problemas de renderização que ocorre em diferentes tipos de navegadores. O software possui também ótimas ferramentas de gerenciamento e transferência de projetos tais como a habilidade de encontrar e substituir, no projeto inteiro, linhas de texto ou código através de parâmetros especificados.

O Dreamweaver é de propriedade da empresa Adobe e embora seja necessário comprar uma licença para sua utilização, o programa é muito popular entre desenvolvedores “domésticos” e conta com uma legião fãs que trabalham no desenvolvimento de extensões para facilitar a vida dos membros da sua comunidade. Desenvolvidas geralmente em HTML e Javascript, as extensões podem ser comerciais ou gratuitas e oferecem desde simples efeitos de rolagem, até funções mais avançadas como “carrinho de compras” completo para instalar em seu projeto.

 

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here