Cores em hexadecimal para CSS

A utilização de cores é essencial para a criação de um projeto e, dessa forma, devemos ter muito cuidado para criarmos uma harmonia de cores em nossas páginas web.

Para obter mais opções de cores podemos utilizar a notação em hexadecimal, que define a cor por seis números precedidos pelo sinal “#”, no qual cada par de valores representa a força de um elemento no sistema RGB (do inglês Red, Green e Blue, ou seja, vermelho, verde e azul.

Veja abaixo um exemplo:

#FA15B9

Os valores alfanuméricos para notação hexadecimal são: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E e F. Somente eles são válidos para definir uma cor, sendo que a variação entre os valores de cada elemento irá produzir uma tonalidade de cor diferente.

Interpretamos a regra CSS assim: RRGGBB, significa que os dois primeiros representam a quantidade de Red, os dois seguintes a quantidade de Green e os dois últimos a quantidade de Blue.

Veja abaixo na tabela a formação de alguma cores:

R G B Cor Descrição
00 00 00 #000000 preto
FF FF FF #FFFFFF branco
FF 00 00 #FF0000 vermelho
CF CF CF #CFCFCF cinza

 

Para as notações: #6699FF e #FFFFFF, observe que cada um dos pares que representam RGB é formado por números iguais. Nesse caso, podemos abreviar essas notações para #69F e #FFF.

Coordenador de curso na Etec de Itapira, pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web e professor nos cursos de Administração e Técnico em Informática para Internet. Nerd por vocação e blogueiro por opção, é autor do livro “Diário de um Blogueiro” e dos blogs Neurônio 2.0 e Hiperbytes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here