Este artigo foi extraído de um capítulo do e-book “Diário de um Blogueiro – o que aprendi e conquistei com os blogs“. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre este trabalho, é possível clicar aqui para encontrar mais informação sobre ele, como também adquirí-lo através do PagSeguro ou do Hotmart.
Como tudo nessa vida, tanto o Blogger como o WordPress possuem prós e contras na sua utilização e para auxiliar nossos leitores entender melhor a diferenças entre essas ferramentas, segue abaixo uma pequena lista com as principais vantagens e desvantagens na utilização de cada uma dessas ferramentas de gerenciamento de conteúdo.
Blogger
Serviço oferecido gratuitamente pela Google para a criação de blogs de forma rápida, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Embora exista um preconceito com o serviço devido à quantidade de blogs ruins criados nessa plataforma, vários blogueiros como, por exemplo, a Ariane e o Gian Depiné, provaram através dos seus respectivos blogs, Templates para Novo Blogger e Usuário Compulsivo, que é possível criar excelentes blogs utilizando o Blogger.
Segue abaixo uma breve relação dos prós e contras dessa ferramenta:
Prós:
- Criação rápida do blog e fácil utilização do painel;
- Exige pouco conhecimento técnico do usuário;
- Não necessita de nenhum tipo de instalação;
- Serviço de hospedagem gratuita;
- Domínio grátis do tipo “seublog.blogspot.com.br”;
- Templates oferecidos gratuitamente pelo Blogger e terceiros;
- Permite utilizar domínio próprio com redirecionamento automático.
Contras:
- Dificuldade de otimização para os motores de busca;
- Nome/endereço do blog de difícil memorização devido à extensão “blogspot.com.br”;
- Não permite organizar os artigos por categorias;
- Limitações e restrições na hospedagem de arquivos.
WordPress
Plataforma open-source (código aberto) para o gerenciamento de conteúdo muito utilizado na criação blogs. Atualmente possui duas versões: o WordPress.com e o WordPress.org . A diferença básica entre os dois está no fato de que no WordPress.com você consegue criar um blog sem custo algum, mas os recursos são limitados, enquanto que no WordPress.org é necessário registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem para utilizar a plataforma e todos os seus recursos disponíveis.
Referente ao WordPress.org, segue abaixo uma breve relação dos prós e contras dessa ferramenta:
Prós:
- Permite adicionar novas funcionalidades a partir da instalação de plugins;
- Oferece recurso de customização e otimização;
- Disponível grande quantidade de templates grátis e pagos;
- Popularidade da ferramenta fomenta melhorias continuas;
- Possível encontrar informação técnica e suporte na comunidade.
Contras:
- Exige maior conhecimento técnico do usuário;
- Investimento na compra de domínio e contratação de hospedagem;
- Necessidade de instalação no servidor de hospedagem;
Existem, é claro, outras ferramentas de gerenciamento de conteúdo disponíveis no mercado, mas, em minha opinião, essas duas são as melhores até o momento e a escolha entre elas depende muito dos objetivos que você tenha com o seu projeto. Com base nos prós e contras apresentados aqui, já é possível ter uma noção a respeito de qual a ferramenta melhor atende a sua necessidade quando for criar um blog.